segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O primeiro mundo

O Primeiro Mundo, também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como qualidade de vida, por exemplo. Deve-se notar que o termo "Primeiro Mundo", segundo a Teoria dos Mundos, foi originalmente usada para descrever países com fortes economias.Parte da Europa e da América são fortes exemplos disso.Nem sempre os paises mais ricos são os mais desenvolvidos capitalistas, sendo o termo Segundo Mundo usado para descrever países comunistas em geral, embora o uso deste último termo tenha quase desaparecido após a queda do comunismo na ex-União Soviética e na Europa Oriental.


Com a queda da União Soviética, e da integração dos antigos países do segundo mundo no Leste Europeu, o segundo o mundo deixou de existir. O mundo hoje é mais frequentemente dividido em países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

Como muitos países em desenvolvimento são industrializados, o Quarto Mundo foi o termo cunhado para se referir aos países que continuam a ser predominantemente agrícolas ou nômades e falta de infra-estrutura industrial. No entanto, tais termos podem criar confusão porque Quarto Mundo é utilizado pelos estudiosos para se referir a nações sem Estado (como as nações indígenas das Américas). Os países que eram considerados países em desenvolvimento, mas que agora possuem uma economia mais desenvolvida são agrupados sob a designação de países recentemente industrializados, enquanto que aqueles que não foram industrializados, tem um PIB menor e possuem um baixo índice de desenvolvimento humano são muitas vezes referidos como Países Menos Desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário